Benefícios da terapia na adolescência
- siltanabe
- 8 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Quem nunca ouviu falar que a adolescência é um período de crises? Costumo dizer aos pais de adolescentes que atendo que para entender a mente do adolescente devemos revisitar nossas memórias, lembrando dos adolescentes que fomos, assim é possível compreender ao menos em parte, o porquê de tantas crises existenciais.
Sendo a adolescência o período de transição da infância para a vida adulta, ela carrega a pressão por assumir um papel social, associado aos temores por corresponder às expectativas culturais e sociais de um lado, e de outro, a autocobrança em atender as demandas de “rebeldia” do grupo que partilha da mesma fase. Além de caracterizar o momento de maior formação da personalidade, (que não é concluída apenas nessa fase, ela sofre mudanças ao longo da vida).
Do ponto de vista da neurociência, a ênfase é dada na maturação do cérebro, fase em que ele tem um aumento na capacidade de funcionar de forma abstrata, ou seja, as reflexões tomam grande parte dos pensamentos, os projetos de vida vão ganhando forma e os comportamentos vão sendo moldados baseados em propósitos futuros, daí compreende-se a explicação de que é a fase de treino para a vida adulta. No entanto, apesar de serem mudanças adaptativas, com valor importantíssimo de sobrevivência, elas podem gerar um elevado nível de desconforto emocional aos jovens, traduzidos em medo, insegurança, ansiedade e em alguns casos, em desesperança.
Na psicoterapia essas emoções podem ser expressas permitindo a reconstrução das experiências difíceis, abrindo espaço para o autoconhecimento, aceitação, resolução de problemas e fortalecimento da percepção construtiva das dificuldades. O processo psicoterapêutico do adolescente é semelhante ao do adulto, o psicólogo pode estimular as reflexões, para em seguida o paciente tirar conclusões por si, fortalecendo assim sua inteligência emocional e a mudança de pensamentos distorcidos e dos comportamentos disfuncionais.
Outros aspectos da fase que podem ser abordados em terapia, são associados ao desenvolvimento da adolescência saudável, que inclui: bons hábitos alimentares, sono em equilíbrio, prática de atividades físicas e sociais, capacidade de enfrentamento e resolução de problemas, auto controle emocional e a importância de rede de apoio sólida. Tendo em vista estes pilares, na psicoterapia o adolescente pode expressar as dificuldades que enfrenta, podendo rever e amadurecer habilidades mais saudáveis, bem como ser reforçado nas que já dispõe, e ser ouvido sem julgamentos a respeito

das interações sociais, refletindo acerca dos limites saudáveis que deve estabelecer, tendo em vista a consolidação de seus valores e objetivos.
Comentarios